DRYMOS-Novas Competências para Novos Empregos no Sector Florestal

O nível geral de integração da informação e tecnologias de comunicação (ITC) no ensino tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. No entanto, a educação florestal em muitos países utiliza geralmente abordagens didáticas tradicionais, tais como o ensino através de aulas teóricas e de palestras, mais ou menos completadas com aulas práticas no campo e excursões. Baseando-se principalmente em instrumentos de aprendizagem tradicional, por exemplo cópias impressas de várias publicações, etc.. Tal sistema de ensino não é o mais adequado para atingir os resultados esperados. Portanto, a educação florestal necessita de adoptar abordagens didáticas modernas e técnicas de aprendizagem inovadoras, capazes de manter o interesse do aluno e assegurar uma educação flexível para uma eficaz transferência de conhecimento.

O principal objectivo deste projecto é a inovação da educação florestal, através da transferência dos resultados de uma abordagem de aprendizagem mista (“blended
learning” ou B-learning, sistema de formação onde a maior parte dos conteúdos é transmitido em curso à distância (E-learning), normalmente pela Internet, mas inclui necessariamente situações presenciais ) explorando um método de aprendizagem orientado para o problema. Para além da transferência da abordagem didática, o projeto visa também a transferência dos requisitos para um ambiente de ITC orientado para um alvo específico. O material didático para a implementação do projecto piloto concentra-se nos seguintes temas:

-Regeneração da floresta artificial nas alterações ambientais previsíveis: vários métodos para a produção de árvores florestais (em torrão ou de raiz nua), propagação vegetativa, etc.. Além disso, é possível fornecer os mais recentes conhecimentos e métodos sobre o uso de hidro-gel em regenerações florestais
para aumentar a resistência à seca das sementes e o sucesso global das plantações florestais.

- Protecção contra Incêndios e voluntarismo
- Protecção contra inundações
- Conhecimento e identificação de fauna florestal
- Formação de formadores sobre como divulgar informações científicas ao público em geral
- Métodos inovadores na medição da floresta: Este curso apresenta a exploração e uso de equipamentos eletrônicos na medição da floresta (para medir o crescimento das árvores - diâmetro, altura e volume em pé). Este equipamento pode ser muito útil, mas é muito caro, por isso não é utilizada na prática florestal na Eslováquia (apenas em menor grau).
- Silvicultura natural: um método florestal que valoriza os processos naturais dos ecossistemas florestais (como por exemplo a competição e as relações simbióticas) para: reduzir a intervenção humana no desenvolvimento da floresta e, assim, reduzir os custos dos tratamentos florestais e b) construir uma estrutura florestal mais natural e, portanto, mais resistente contra as diversas calamidades e pragas.
- Selecção e comércio da madeira: dentro deste curso será colocamos ênfase na variedade de madeira e classes de qualidade da madeira e os defeitos da madeira que afeta a sua qualidade e preço. No entanto, o curso contém também temas sobre a classificação de madeira, a sua comercialização e de comunicação no mundo dos negócios.

Principais resultados do projeto serão i) a transferência de uma abordagem B-learning para a futura educação florestal grega, ii) a adaptação e aplicação de uma plataforma de E-learning e iii) desenvolvimento de materiais pedagógicos baseados nas ITC (curso piloto "gestão florestal sob condições ambientais em mutação". Esta abordagem irá apoiar a inovação de ferramentas de aprendizagem baseados nas ITC e à transferência de resultados de pesquisa para a prática florestal. No longo prazo, essas actividades ajudam a diminuir a distância entre instituições de ensino e prática da floresta e aumentar a cooperação entre os eles.

Joomla templates by Joomlashine